terça-feira, 31 de maio de 2011

Como congelar os alimentos sem estragá-los e outras dicas

Como congelar os alimentos sem estragá-los:


Seja para evitar o desperdício, seja para ganhar tempo, congelar alimentos é uma saída interessante. Mas nem sempre congelamos os alimentos da maneira correta, o que acaba comprometendo o sabor e até mesmo as propriedades nutricionais quando descongelado.

Para ajudar você a não estragar nem a desperdiçar o que vai para o congelador, a reportagem do R7 ouviu dois especialistas no assunto.
De acordo com Alessandra Lopes, professora da faculdade de engenharia de alimentos da USP (Universidade de São Paulo), congelar é o método mais saudável para preservar a comida.
- A degradação dos alimentos é bastante retardada em temperaturas mais baixas. Dentre os métodos de conservação, o congelamento é o que menos ocasiona a perda de nutrientes da comida, porém não a evita.
Alessandra explica que a ação de enzimas presentes nos alimentos - e responsáveis por deteriorá-los - demora mais tempo para acontecer no frio. Já os micro-organismos, também presentes na comida, ficam inativos.
- No freezer, além de ficar em uma temperatura muito baixa, a comida, embaladinha, não é exposta à luz e tem pouco contato com o oxigênio. Esses dois itens também ativam as enzimas.
Mas, não basta apenas colocar o alimento no freezer ou no congelador e achar que ele durará para sempre.
O primeiro passo para congelar corretamente a comida, explica o nutricionista Murilo Dátillo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é regular o freezer a 18 ºC negativos.
- Porém a maioria dos aparelhos [congeladores e freezers] atuais só chega até 6ºC negativos. Com isso, a durabilidade de congelamento diminui.

Segundo os dois especialistas, as propriedades nutritivas dos alimentos não são perdidas durante o congelamento. Mas sim durante o aquecimento.

- Um alimento fresco tem, sim, maior valor nutritivo, mas, à medida que o tempo vai passando, esse quadro muda. Já durante o congelamento, essa perda não ocorre porque as enzimas estão inativas.

Vale lembrar também que, na hora de congelar, é melhor optar pelo freezer, que consegue atingir temperaturas mais baixas do que um congelador. Além disso, por ser acoplado à geladeira, o segundo fica exposto às correntes de ar quente.


Cuidados antes de congelar os alimentos

O primeiro cuidado é lembrar que todo alimento a ser congelado deve estar fresco e bem higienizado (caso de frutas e legumes). Melhor ainda se for de boa qualidade. As baixas temperaturas não matam germes nem bactérias que possam estar presentes na comida. Elas apenas os tornam inativos

Alimentos prontos só devem ser congelados em temperatura morna
Observe a embalagem. É fundamental que ela seja impermeável para evitar desidratação, alterações na cor ou na textura original da comida. Também tem de evitar a formação de cristais de gelo e ser perfeitamente vedada, para evitar a passagem de odores

Como perceber se um alimento congelado não está mais saudável

Qualquer alimento que apresente cristais de gelo na embalagem ou “queimaduras” não deve ser consumido
Especificamente as carnes ficam ligeiramente endurecidas quando passam do prazo de validade
Já os vegetais ficam opacos e desbotados. Além disso, sua textura fica com aspecto “mole”
- Os molhos, em geral, começam a absorver muita umidade e ficam com a aparência de “encharcados”

Descongele de maneira saudável

A melhor forma de descongelar um alimento é retirá-lo do freezer e colocá-lo na geladeira

Não aqueça qualquer comida congelada debaixo de água corrente, em temperatura ambiente. Dessa forma, você provocará a perda de alguns nutrientes e comprometerá o sabor do alimento        

Também não deixe nada descongelando ao ar livre, em temperatura ambiente, para que não haja proliferação de bactérias

Vegetais congelados e a maioria dos pratos prontos podem ser diretamente levados ao fogo brando ou ao forno preaquecido, sem preocupações

Lembre-se sempre de que, uma vez descongelado, o alimento não pode ser “recongelado”, ou seja, levado novamente ao freezer

Fonte R7: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/saiba-como-congelar-os-alimentos-sem-estraga-los-20110517.html

Outras dicas:

Descongelamento de alimentos:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/geladeira_descon.html

Como deixar seu feijão congelado com cara de novo:
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/deixe-seu-feijao-congelado-com-cara-de-novo-todos-os-dias-20110208.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário