quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimentos contra o Estresse

1 - Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos são os alimentos que melhor aumentam a produção de serotonina (ligada ao bem-estar) e, portanto, são mais relaxantes e têm ação mais prolongada. A lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.

2 - Doces
Em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (apenas um) ou mel. É que os Açúcares abrem caminho para o triptofano, um aminoácido que penetra no cérebro e produz serotonina. Mas cuidado para não cometer excessos e engordar. Os diabéticos devem se precaver por conta do aumento da glicemia.

3 - Cebola
A cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Além de excelente antioxidante, é um calmante natural. Os antigos egípcios já usavam a iguaria com a finalidade de acalmar.

4 - Fibras
O intestino produz 90% da serotonina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Coma cereais integrais, frutas (principalmente com casca) e verduras. Lance mão de prebióticos e probióticos, como FOS (um tipo de fibra solúvel vendida em cápsulas) e lactobacilos, mas um profissional deve indicar se você necessita ou não desses recursos

5 - Hortaliças e frutas
Os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais (selênio, zinco, magnésio e lítio). Portanto, nada melhor que investir em hortaliças e frutas em geral.

6 - Arroz com feijão
Aposte em proteínas de origem vegetal. A combinação de arroz integral com feijão é uma boa dica, porque apresenta a mucuna, uma precursora de dopamina (ligada à sensação de prazer e motivação)

7 - Proteínas de origem animal e ômega 3
 Proteínas de origem animal também são indicadas. Podem vir de peixes de águas frias e frutos do mar. Além disso, os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 são úteis para melhorar o funcionamento do cérebro e estão no salmão, sardinha, arenque, trutas e também na linhaça

8 - Castanhas e sementes
Quando o assunto é combater o estresse, não se esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça)

Fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5146557-EI16557,00-Confira+oito+alimentos+que+ajudam+a+combater+o+estresse.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário