segunda-feira, 13 de junho de 2011

7 dicas para economizar energia na cozinha

Dica 1
Tem máquina de lavar louça? Use-a na capacidade máxima, quando tiver bastante louça suja. Assim, você evitar gastar energia com poucos objetos – neste caso, prefira a lavagem na pia mesmo.

Dica 2
Evite descongelar alimentos no microondas. Retire-o do freezer algum tempo antes de cozinhar, assim o “esforço” do aparelho será menor.

Dica 3
Evite colocar a geladeira perto do fogão ou em áreas expostas ao sol. O calor faz com que o equipamento consuma mais energia no resfriamento. O mesmo vale para alimentos quentes: o ideal é esperar esfriar um pouco para guardá-los.

Dica 4
Quando o tempo está mais friozinho, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Por isso, regule o termostato.

Dica 5
Na hora de comprar eletrodomésticos (geladeira, freezer, máquina de lavar), prefira modelos que levam o Selo Procel, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia, do Ministério de Minas e Energia em parceria com o Inmetro. Ele indica os aparelhos com os melhores níveis de economia de energia.

Dica 6
Secar roupa atrás da geladeira… hum, essa não é uma boa ideia quando se quer economizar energia. O consumo do aparelho aumenta – já que, afinal, ele não foi feito exatamente pra isso, né?

Dica 7
Por último, sabe aquela coisa de abrir a porta da geladeira só pra ficar olhando o que tem dentro e pensando na vida? Pois é. Se conseguir, evite abri-la sem necessidade – isso já ajuda bastante a reduzir o consumo de energia!

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/sete-dicas-para-economizar-energia-na-cozinha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário